quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Reciclagem jááá!!!

Olá pessoas! Bem, devido ao trágico e prévio resultado da enquete, vi que ninguém separa o lixo para reciclagem, por isso decidi colocar esse videozinho. Infelizmente só encontrei esse em português de Portugal. Lá existem várias empresas especializadas nesse tipo de coleta e propaganda. Isso pra ver como o Brasil se interessa nesses tipos de coisa. Que mudemos isso a partir de nossas casas! E que exijamos da prefeitura a coleta seletiva. Mesmo parecendo pouco, é uma ajuda enorme para a limpeza do mundo, pois só no Brasil, são produzidos 240 mil toneladas de lixo por dia!! Devemos por a mão na consciência e ver que esse lixo não vem do nada, nós que o produzimos! Chega de broncas, em primeiro lugar, vou explicar o que é um ecoponto, pois nem eu sabia.

Os ecopontos são contentores diversificados (vidrão, embalão, papelão e pilhão) para a recolha seletiva de resíduos sólidos urbanos (RSU) para posterior reciclagem.
O ecoponto amarelo (embalão) destina-se basicamente a embalagens: plasticos, latas, etc... O azul (papelão) é para papel e cartão e o verde (vidrão) é para o vidro. Junto destes ecopontos, podemos encontrar também um outro menor: o pilhão. Este tipo de ecoponto serve exclusivamente para a colocação de pilhas, pois como todos sabem, uma única pilha é capaz de contaminar um terreno do tamanho de um campo de futebol.
Esses ecopontos são muito importantes pois se o lixo fosse jogado em lugares indevidos, poderiam levar um longo período até a sua degradação.
Aqui está uma pequena lista, com os principais lixos secos:

Papel: 3 a 6 meses
Jornal: 6 meses
Palito de madeira: 6 meses
Toco de cigarro: 20 meses
Nylon: mais de 30 anos
Chicletes: 5 anos
Pedaços de pano: 6 meses a 1 ano
Fralda descartável biodegradável: 1 ano
Fralda descartável comum: 450 anos
Lata e copos de plástico: 50 anos
Lata de aço: 10 anos
Tampas de garrafa: 150 anos
Isopor: 8 anos
Plástico: 100 anos
Garrafa plástica: 400 anos
Pneus: 600 anos
Vidro: 4.000 anos

Assim como essa propaganda, existem várias outras – todas portuguesas – , e digo com tristeza que não me lembro de haver algo assim no Brasil. Dos poucos vídeos brasileiros, todos eram muito medíocres, e pareciam ser destinados apenas às crianças. Se estiver enganada, por favor, alguém me corrija. Bem, vos deixo por aqui. E qualquer idéia, opinião e etc, deixe no comentários, responderei sem falta.


Fontes: http://www.ajudabrasil.org/6.567.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/
http://www.compam.com.br/decomposicao.htm

10 comentários:

Tonso ' disse...

HUAHUAUHAHUAAUH. Que legal. xP

Isso me lembra aquela propaganda da colgate (?) onde os moleques diziam que tinham que salvar o mundo.

Anônimo disse...

OIeeeeeee Anna!!!!

Olha, adorei o texto... é um assunto que devemos sim estar atentos, sempre devemos fazer nossa parte, mesmo que a gente ache que não resolverá, mas será um papel de balinha a menos no meio ambiente... Adoro o teu blog... to linkando no meu... (assim que eu conseguir acessar o painel ç.ç blogger tá de birra comigo)
Bjs!!!

Anônimo disse...

Oie Aninha o/

Ana, o vídeo é muito bom, engraçado também. Bem como falaram acima, lembra o vídeo do Colgate heuheuehuehueh mas a iniciativa é boa mesmo, o que a gente vê de rios e diversas paisagens poluídas com o lixo não é brincadeira, separá-lo não custa nada mesmo. Mas fale isso para a grande massa da população, eis o grande problema.

mandy disse...

Até meu irmão veio assistir comigo *-* Que coisa mais linda!

E eu separo o lixo pra ser reciclado (: Eu sou uma menina bem consciente, sabe? AHSUIHAUSAUISAHUSI

VIVA O PLANETA TERRA! *-*

Anônimo disse...

Faço as minhas palavras da Lety. E fiquei surpreso com quantos anos uma "Fralda descartável comum" leva pra se decompor. Obrigado pelas informações. o/

Anônimo disse...

Jóia. Ninguém se preocupa muito com isso, é bom ver um blog com esse tipo de assunto.
Eu lembro que um dia vi um vídeo sobre meio ambiente na tv. Não falava exatamente de reciclagem, mas de um geral. Eu AMAVA aquele vídeo porque nele tocava uma música que amo, "Money", do musical "Cabaret". Enfim, ninguém me perguntou isso. xD
Post muito bom, Aninha! x)

Anônimo disse...

Aninha ^^
eu tenho que comentar, é um dos únicos, pra não dizer o primeiro blog que eu vejo com conteúdo sobre a natureza. E eu concordo plenamente, eu mesma não conhecia esses ecopontos, e está mais do que na hora de se preocupar com isso não é? Aqui na minha cidade, a gente sempre fez essas campanhas na escola, de reciclagem... Mas aí, no final, juntava todo o lixo e ficava na mesma "/
A propaganda é muito legal, apesar da mensagem nem sempre ser interpretada como devia... Mas eu gostei bastante, e ainda tô meio chocada com o tempo do vidro, imagina quanto vidro tem por aí da época do seu tátátátátáravô? o_o
Adorei a nova 'imagem' do blog =)
;* o/

Anônimo disse...

Eu separo lixo pra reciclagem. Só eu faço isso aqui em casa, mas hoje tudo o que meu pai fazia eu dizia: "E DAÍ, O PLANETA VAI AQUECER E VOCÊ VAI TORRAR MERMO!"

Ontem eu fui tacar um monte de pote de vidro na lixeira do vidro... Só sei que fez um barulho enoooorme no estacionamento do prédio, e quando eu subi pra portaria, o porteiro me perguntou se estava tudo bem... Tenho certeza que ele se perguntou se eu não tava quebrando vidro de parabrisa de carro...

AHUHAiUAHiUAHiA

;*

Anônimo disse...

é moranguinho vc tem toda razão...
porém não vou começar a disser o quanto que o nosso país perde para os demais nesse ramo,porque se ele é a decepção que é hoje é porque eu tenho minha parcela de culpa...
não vou disser que sou certinha que tudo é os outros que erram e que eu sou a senhorita perfeição,pois na verdade eu não separo o meu lixo,tomo banho que demora as vezes uma hora,e infelizmente eu nem paro pra pensar que eu não só estou tendo um gasto financeiro alto com meus exageiros mais estou ajudando a destruir o meu país,o meu mundo,acho que é isso devo estar ocupada demais olhando pro meu mundinho que na verdade é do tamanho do meu umbigo e dizendo pra todos se ferarem em querer salvar o mundo,não estou feliz em escrever isso é que sei que não devemos nos esconder atrás de máscaras temos que disser o que somos e se somos ruins tentar mudar,porém nunca dizendo que é alguém que jamais será...
NÃO SEJEM COMO EU,AJUDEM A AJUDAR,O GLOBINHO AGRADECE.

Anônimo disse...

a primeira parte ta demais ninguem se teria lembrado disso !

o blog ta demais !!! ta msm !!

Só de Sacanagem - Elisa Lucinda

Meu coração está aos pulos!
Quantas vezes minha esperança será posta à prova?
Por quantas provas terá ela que passar?
Tudo isso que está aí no ar: malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro, do meu dinheiro, do nosso dinheiro que reservamos duramente pra educar os meninos mais pobres que nós, pra cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais.
Esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais.
Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiança vai ser posta à prova?
Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais?
É certo que tempos difíceis existem pra aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz.
Meu coração tá no escuro.
A luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e os justos que os precederam:
" - Não roubarás!"
" - Devolva o lápis do coleguinha!"
" - Esse apontador não é seu, minha filha!"
Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar. Até habeas-corpus preventivo, coisa da qual nunca tinha visto falar, e sobre o qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado interessará.
Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear: mais honesta ainda eu vou ficar. Só de sacanagem!Dirão:
“ - Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo o mundo rouba.”E eu vou dizer:
”- Não importa! Será esse o meu carnaval. Vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos. Vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês. Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o escambau." Dirão:
" - É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal”.E eu direi:
” - Não admito! Minha esperança é imortal!” E eu repito, ouviram?IMORTAL!!!Sei que não dá pra mudar o começo, mas, se a gente quiser, vai dar pra mudar o final.